LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Embaixadora da Turquia manifesta vontade de reforçar as relações empresariais

  • Visitas: 118

A Embaixadora da Turquia em Moçambique, Zeynep Kiziltan, efectuou, na última Sexta-feira, 9 de Junho, uma visita à CTA, onde reuniu-se com o Concelho Directivo da agremiação representante do sector privado em Moçambique. Na ocasião, Zeynep Kiziltan felicitou e desejou sucessos à nova direcção e manifestou vontade de ver reforçada e diversificada a presença de empresários turcos em Moçambique.

No encontro, foram discutidos os mecanismos de cooperação com vista a fortalecer as relações empresariais entre Moçambique e Turquia, tendo as partes acordado a realização de fóruns e seminários de negócios juntando empresários dos dois país. Entre as áreas potenciais de cooperação, destacam-se a Agricultura e Turismo.
Na ocasião, a diplomata Zeynep Kiziltan manifestou vontade de ver reforçada e diversificada a presença de empresários turcos em Moçambique e disse que a Turquia investe actualmente pelo menos 270 milhões de dólares norte-americanos e os empresários turcos estão interessados em ampliar esse investimento.
“Os nossos empresários estão interessados em investir nos sectores da agricultura, infra-estruturas, energia e turismo. Nós temos especialistas e experiência na comunidade turca nessas áreas. Estamos dispostos a cooperar e contribuir nestes quatro sectores escolhidos pelo Governo Moçambicano como prioritários”, disse a diplomata.
Este ano duas delegações empresariais turcas estiveram em Moçambique à busca de oportunidades de negócios, sendo que a primeira foi em Janeiro no âmbito da visita do Presidente da Turquia, Recep Erdogan, que se fez acompanhar por uma delegação com mais de 100 empresários.
Segundo Noor Momad, Presidente do Pelouro de Cooperação Económica e Relações Exteriores na CTA, o encontro com a Embaixadora da Turquia foi bastante produtivo e existe muitos empresários turcos que querem investir em Moçambique, sinal disso é a vinda em Janeiro último de uma delegação turca com mais de 100 empresários de diferentes áreas.
Actualmente, a Turquia é um dos maiores países que investem na área de construção em Moçambique, com um investimento estimado em 150 milhões de dólares norte-americanos.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh