LOGIN

Login

Memorizar

       
NEWSLETTER AIM & CTA

Newsletter AIM & CTA

Subscreva-se para ter acesso a Newsletter AIM & CTA.
A+ R A-

Missão Empresarial ao Botswana dominada por visitas a empresas estratégicas

  • Visitas: 115

Newsletter_48_PT_21.jpg

Uma Delegação Empresarial Moçambicana esteve no Botswana, nos dias 23 a 27 de Abril, no âmbito da Visita de Estado efeituada pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, àquele país da região austral de África. Além do Fórum de Negócios e Bolsas de Contactos, a Missão Empresarial foi dominada por visitas a algumas empresas estratégicas que se dedicam à produção de carne de corte.

Na visita a Impacts Genetics Botswana, a Delegação Empresarial Moçambicana teve a oportunidade de conhecer a empresa de inseminação de embriões, um processo que impulsiona o desenvolvimento e crescimento de gado bovino com o intuito de responder a demanda do mercado local e internacional.
A visita tinha como objectivo a troca de experiências com empresários locais no sector de agropecuária, transferência de conhecimentos e incremento de parcerias de negócios e investimentos entre Moçambique e Botswana.
A BMC - Botswana Meat Commission, também foi visitada pela Delegação Empresarial Moçambicana onde teve a oportunidade de trocar experiências no sector de infraestruturas para abate e corte de carne bovina.
Durante a visita, a BMC apresentou algumas preocupações relacionadas com a morosidade que se registada no Porto da Beira derivada de burocracias no processo de exportação da carne para os mercados europeu, asiático e americano.
A Delegação Empresarial Moçambicana percorreu os diversos compartimentos de produção, abate e corte de carne, onde colheu várias experiências. Nesta visita, os empresários moçambicanos manifestaram o interesse de importar a carne do Botswana por via do Zimbabwe usando o Porto da Beira.
Com foco nos sectores de agro-negócios, hidrocarbonetos e recursos minerais, turismo, construção civil, saúde e energia, o Fórum de Negócios serviu para melhor conhecer as oportunidades de negócios existentes nos dois países e criar parcerias entre empresários moçambicanos e tswanas.
O primeiro painel foi reservado aos discursos, tendo o Presidente de Moçambique, filipe Nyusi, feito referência à estratégica localização geográfica de Moçambique, a composição e os tipos de recursos que o país apresenta sem esquecer do seu potencial no sector de transporte e comunicações.
O segundo painel serviu para apresentar as facilidades em termos legais que Moçambique tem para absorver investimentos. Já o terceiro painel foi liderado pela CTA, representada pelo Vice-Presidente Prakash Prehlad que falou das oportunidades concretas e do ambiente de negócios em Moçambique.
De forma geral, a Delegação Moçambicana faz um balanço positivo e refere que os objectivos foram alcançados.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Add comment


Security code
Refresh